sábado, 17 de março de 2012

O século da América Latina





                 A América Latina está em ascensão e segundo Sebastián Piñera, presidente do Chile, em um artigo recente do jornal The Economist – “O século 21 será o nosso século, o século da América Latina”. Seremos mais fortes e mais independentes, porém, para isso, é necessário rever políticas muito populistas, politicas estas que, ainda que fortaleçam o mercado interno, podem denegrir a partir de uma visão global. 
Em artigo publicado na CNN por Irene Chapple destacou-se a fusão das companhias aéreas Lan e Tam criando a maior companhia aérea do mundo, refletindo um otimismo que há muito tempo estava faltando.
Ainda segundo a CNN “A América Latina tem sido sempre sexy e excitante, mas agora também é um bom lugar para fazer milhões. Um relatório da Deloitte no ano passado disse que o número de famílias milionária no Brasil passaria de um milhão até 2020”.
Ásia e América Latina estão de mãos dadas, pois o crescimento chinês eleva a necessidade de recursos naturais que nós temos em abundancia. E não podemos nos esquecer que o homem mais rico do mundo, Carlos Slim, é mexicano.
Goldman Sachs prevê que até 2050 o Brasil e o México serão equipamentos permanentes dentro das seis maiores economias do mundo. Com o vertiginoso crescimento de consumo no Brasil, que, de acordo com o Ibope inteligência, vai crescer 13,5% em 2012, e estes compradores estão cada vez mais exigentes o que reflete o enriquecimento da população.
“Nesta altura os Estados Unidos, devido às taxas de nascimento elevado de sua população latina, será tão hispanizado que a língua espanhola irá rivalizar o inglês por predominar. A influência da América Latina está sendo sentida em todos os lugares. O futuro é o latino”. Finaliza o jornal CNN.
Mas temos que aprimorar nossa tecnologia de serviços  investindo cada vez mais em educação e deixando um pouco de lado os commodities para que o nosso crescimento seja cada vez mais sólido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário