segunda-feira, 19 de março de 2012

Medicina em Buenos Aires




                São muitos os brasileiros que almejam estudar medicina, sabemos que é uma carreira árdua que exige muito esforço independentemente do lugar que se pretende cursar. O fato de não haver vestibular e de algumas universidades particulares ofertarem o curso a um preço razoavelmente baixo chama a atenção de muitos.
                Estar em uma cidade, considerada a capital mundial do livro, merecidamente, é um privilégio, pois ir a um escritório do governo e perguntar se há algum lugar onde se possa estudar e observar a presteza com que a funcionária compartilha seu espaço para que você permaneça ali é, infelizmente, uma cena que não vemos no Brasil.
                Para brasileiros, estudar e viver na Argentina é menos burocrático que em qualquer outro país devido ao MERCOSUL, pois há muitos acordos que nos beneficiam. No consulado Argentino no Brasil pode-se tramitar a DNI provisória, que tem duração de 2 anos, porém eles não prestam muitas informações acerca das faculdades.
Tramitar a DNI desde aqui é muito mais demorado, porém já se retira a permanente, o que é um ponto positivo uma vez que você pode trabalhar e estudar praticamente como um argentino.
                Se inscrever no CBC da UBA é simples, o que é demorado é a legalização do histórico escolar do ensino médio, exigido no ato da inscrição. Para conseguir um turno no site do Ministério da Educação é necessário estar acordado na noite em que abre as inscrições, pois as mesmas acabam-se muito rápido. Mas não precisa se desesperar, pois há também a UBA XXI que existe justamente para os que estão, ou concluindo o ensino médio ou tramitando a documentação.
A UBA XXI é uma maneira de se estudar por conta própria, porém existem assistências não obrigatórias quase todos os dias e as matérias que devem ser cursadas pela UBA XXI são Introdução ao conhecimento de Sociedade e Estado ou Introdução ao Pensamento Científico, Química e Matemática, para a carreira de Medicina, é claro.
Os tramites são todos gratuitos, há muitas residências estudantis e para quem vem em grupo, pode alugar um apartamento ou ficar em um hostel. Já aviso que a maneira como veem e tratam os médicos ou futuros médicos aqui é muito distinta do Brasil, é como se não luzisse da mesma forma, não há o mesmo respeito. Aqui, aparentemente, os bons são os engenheiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário