domingo, 8 de abril de 2012

A Globalização do Brasil





     A cada dia que passa está mais evidente a importância do Brasil para o mundo. Dilma, nesta segunda, viajará para os Estados Unidos para estreitar os laços com Barack Obama. A visita de Rousseff, que durará cinco dias, é considerada chave para por nos trilhos as relações entre ambos países. E o impacto brasileiro é tão claro que os convites para assistir à conferência que nossa presidente realizará no dia 10/04 na Universidade de Harvard já se esgotaram.
     Segundo o jornal El pais "a importância desta primeira viagem oficial da ex guerrilheira brasileira aos Estados Unidos reveste um interesse especial por vários motivos. Em  primeiro lugar Rousseff levará 10 ministros e dezenas de empresários, uma equipe que demonstra a magnitude do encontro bilateral. Sua visita, além disso, servirá para mostrar o apoio explícito do Brasil ao presidente Barack Obama no ano eleitoral. O Partido de Rousseff, não teve más relações com os Republicanos dos Estados Unidos, hoje engajados em uma batalha interna para escolher o candidato que dispute com Obama. Rousseff teve já no Brasil uma empatia especial com Obama, que a cobriu de elogios e gestos de amizade durante sua viagem ao país sul americano em março de 2011. E a presidente quis devolver a visita, no entanto há muito mais, os temas oficiais a tratar durante a instância da presidente brasileira nos Estados Unidos são educação, energia, inovação científica, investimentos e a agenda do meio ambiente da conferência da ONU Rio+20 que se celebrará em junho na capital carioca".
     Ainda de acordo com o jornal "Obama já expressou que deseja um entendimento especial com Brasil e relações como as que tem com China e India, o que indica que os novos laços entre Washington e Brasília poderão ter no futuro uma dimensão mundial. A Washington interessa as grandes jazidas de petróleo brasileiras, que poderiam abastecer aos Estados Unidos mais comodamente que Venezuela ou Oriente Médio. Estados Unidos e Brasil são além de líderes mundiais em energias alternativas, os dois são os maiores produtores de comida do mundo. Calcula-se que nos próximos 30 anos a necessidade de alimentos se duplicará em todo mundo. Para finalizar, os Estados Unidos querem a Brasil como sócio estratégico na segurança da zona".
     O estreitamento dos laços do Brasil com os Estados Unidos comprova a importância do Brasil para a globalização atual, o Brasil agora é visto como sócio e não como um degrau, um sócio importantíssimo para o desenvolvimento e evolução da humanidade.

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário